Mensalão: Dirceu convoca estudantes para defendê-lo – O Globo

Imagem



José Dirceu no congresso da UJS: “não permitam julgamento político”
Foto: O Globo / Cássio Bruno

José Dirceu no congresso da UJS: “não permitam julgamento político”O GLOBO / CÁSSIO BRUNO

RIO – Um dos 38 réus do mensalão, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu convocou os estudantes a irem às ruas defendê-lo durante o julgamento do processo pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que começa no dia 1º de agosto. Dirceu participou neste sábado à tarde do 16º Congresso Nacional da União da Juventude Socialista (UJS), ligada ao PCdoB, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Segundo ele, a partir de agora será “a batalha final.

Comentário:

Agora fica mais claro para o povo desinformado, do porquê da UNE ter recebido de LULA, tantos milhões para suas farras?

Defesa dos réus do mensalão não se preocupa com data escolhida – O Globo

Imagem


Defesa dos réus do mensalão não se preocupa com data escolhida – O Globo.

Advogado de José Dirceu diz que seu cliente sempre quis ser julgado logo.


O ex-ministro e réu no escândalo do mensalão José Dirceu
Foto: O Globo / Eliária Andrade

O ex-ministro e réu no escândalo do mensalão José DirceuO GLOBO / ELIÁRIA ANDRADE

SÃO PAULO – O advogado do ex-ministro José Dirceu, um dos réus do mensalão, José Luís Oliveira Lima, diz ter ficado satisfeito com a marcação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) do início do julgamento para o dia 1º de agosto.

— O ex-ministro José Dirceu sempre manifestou publicamente o desejo de que fosse julgado o mais rapidamente possível. Portanto, a designação do julgamento satisfaz o desejo dele e da defesa — afirmou Lima.

O advogado de Dirceu acrescentou que está otimista:

— Nós confiamos na Justiça. Aguardamos com serenidade a realização do julgamento.

José Luís Lima não vê problemas no cronograma apresentado pelo STF. Sua única preocupação é relacionada à tramitação de outros casos na corte, no período em que o mensalão estiver sendo julgado.

O advogado do publicitário Marcos Valério, Marcelo Leonardo, afirmou que já aguardava que o processo entrasse na pauta do Supremo em agosto.

— É natural. O processo já está na fase final.

Assim como o advogado de Dirceu, Leonardo disse não se preocupar com a data, porque os crimes que poderiam prescrever já prescreveram.

Única queixa é com cinco falas da defesa por dia

Apesar de seu cliente ser apontado pelo Ministério Público Federal como figura central do esquema, Leonardo aposta na absolvição:

— Se o processo for julgado juridicamente, em face das provas existentes nos autos, o caminho natural é a absolvição.

O advogado de Valério defendia que fossem programadas apenas três falas da defesa por dia, mas o STF marcou cinco. O advogado de cada réu terá uma hora na tribuna.

— Mas não tem problema em serem cinco.

Já o defensor de Ayana Tenório, ex-vice-presidente do Banco Rural, Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, criticou a marcação de cinco exposições de advogados por dia.

— O que me causa preocupação é o fato de que haverá cinco sustentações orais por dia. O quinto advogado já pegará um tribunal cansado, sem a natural atenção que deve ter.

Mariz comemorou, porém, o prazo de quase dois meses até o começo do julgamento.

— Estava muito apreensivo que a designação da data de início fosse num tempo curto. Mas esse tempo de dois meses é suficiente para nos prepararmos.

COMENTÁRIO:

Duvido muito que o advogado esteja falando a verdade.

No fundo, estão se borrando de medo, porém, não vão admitir nunca isso.

Todos que estão arrolados devem muito e só mesmo a cooptação do STF e a intimidação do governo Lula, pode influenciar numa possível decisão de inocentar os réus.

Este julgamento pode acabar muito mal se os canalhas, ladrões do dinheiro do povo saírem impunes.

Ainda está muito vivo na memória de muita gente a alegação de Lula, dizendo que não sabia de nada e que sentia-se traído, porém, sem nunca revelar quem seriam esses traidores. Essa declaração de Lula não deixa dúvida de que houve sim o mensalão e de que havia sim, podridão enorme no seu governo.

A sua cândida alegação de que não sabia de nada, pode ter colado para o povo mais humilde e ingênuo, que sustenta o PT com seus votos de gratidão, pelas “bolsas tudo” que recebem… Mas há uma enorme quantidade de pessoas, que não engolem essa alegação de jeito nenhum, simplesmente por ser extremamente frágil. Dirceu sempre foi homem de confiança de Lula e a relação estreita que continuaram a ostentar em público, mesmo após a cassação do mandato do então Deputado Federal, prova cabalmente que ele, LULA,  sabia sim, tudo quanto seu principal Ministro fazia ou deixava de fazer. Lula precisa ser indagado em juízo, quais foram os seus traidores. Há muitíssimo que ser explicado e não será um arremedo de julgamento que os inocentará, cuspindo na face de todo o povo brasileiro. Ou se fará justiça, ou se enterrará de vez o Brasil democrático e surgirá o Brasil fascista e ditatorial que há quase dez anos vem sendo incessantemente minado pela ideologização dos novos donos do poder.

G1 – Após queixa de associação de gays e lésbicas, Schin retira comercial do ar – notícias em Negócios

Imagem


G1 – Após queixa de associação de gays e lésbicas, Schin retira comercial do ar – notícias em Negócios.

Só os defendidos pela AGLBT ou sei lá o quê, podem ofender livremente outros grupos. Podem debochar da fé da maioria esmagadora do país, representando uma “santa ceia” gay, podem afrontar em passeatas as figuras de santos católicos, podem queimar bíblias em praça pública e tudo o mais que desejarem. Só não podem se sentir incomodados com uma peça publicitária, baseada em cantigas da nossa cultura desde longa data. A peça comercial deixa de ser uma manifestação artística? Porque esse terrorismo intimidatório e cínico? Que direito é esse que defende abusos de um lado e aplica censura a outro?